CADASTRAR

Quando e onde será a final da copa do mundo 2022

Se existe um momento de êxtase maior do que a atmosfera de uma final de Copa do Mundo nós, e todos os apaixonados por futebol, certamente desconhecemos.

Desde 1950, no famoso e enigmático “Maracanaço”, quando Alcides Giggia, renomado jogador uruguaio, venceu o arqueiro brasileiro Barbosa e levou título para a Seleção Charrua, uma final de Copa passou a ter múltiplos sentidos.

Desde então, muito tempo se passou e estamos às vésperas de mais um mundial, mas quando e onde será a final da Copa do Mundo 2022?

Com uma capacidade para 80 mil pessoas, o Estádio Nacional Lusail foi escolhido pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2022 como a “arena” da grande decisão, que acontecerá no dia 18 de dezembro do próximo ano, às 12h (horário de Brasília).

Sobre a região no entorno do estádio, a cidade Lusail City foi amplamente planejada para a competição e, assim que estiver pronta, será um dos mais belos pontos do mundial. Além de estar a 24 quilômetros de Doha, capital do Catar. 

No entanto, além de sediar a finalíssima da competição, o Estádio Lusail, abrigará ainda mais dez jogos da competição. Seis duelos na fase de grupos, além dos confrontos das oitavas, quartas e semifinais.

Confira quais foram os estádios das últimas 4 Copas do Mundo

Com muitos belos estádios e modernos para a época, a Alemanha foi a escolhida para sediar a Copa do Mundo daquele ano. A final que entre Itália e França foi disputada no Estádio Olympiastadion, em Berlin, que tinha capacidade para mais de 74 mil pessoas. Uma arena sensacional.

Após muitos anos querendo sediar uma Copa do Mundo, o mundial de 2010 foi designado ao principal país do continente africano, a África do Sul.

Como não estava dentro dos moldes tecnológicos do período, o pais teve de se enquadrar nas normas e construir alguns estádios. A arena escolhida para final foi o Estádio Soccer City, em Jonesburgo, que possuí capacidade para mais de 94 mil pessoas.

Todo e qualquer brasileiro apaixonado por futebol vivenciou, a sua maneira, a Copa de 2014. E a final não podia ser disputada em outro lugar se não no estádio mais emblemático do futebol mundial, o famoso Maracanã, com capacidade para mais de 74 mil pessoas. 

O último mundial disputado voltou ao velho continente. Em solo russo, a final do mundial, disputada por França e Croácia, foi no Estádio Olímpico de Luzhniki, em Moscou, capital da Rússia. A arena tem capacidade para 81 mil espectadores.