CADASTRAR

Que horas serão os jogos do Brasil na copa 2022?

A Copa do Mundo nos proporciona múltiplos aprendizados. Desde novos conhecimentos adquiridos acerca de tudo sobre o país sede até suas maiores excentricidades viver um mundial é, sem dúvida nenhuma, uma oportunidade de crescimento pessoal. E o motivo pela escolha dos horários dos grandes jogos do torneio também está ligado a isso.

Como ainda não temos todos os países devidamente classificados para o mundial – apenas o Catar já está confirmado por ser o anfitrião do evento -, a exatidão dos horários em que o Brasil estará em campo ainda seguem no imaginário.

Inclusive, um parêntese importante: a Seleção Brasileira vem realizado boa campanha nas Eliminatórias e provavelmente irá se classificar com antecedência. O time de Tite e cia tem tudo para chegar ao mundial sem causar sustos ao torcedor, a exemplo das jornadas para as copas de 1994 e 2002.

Agora, fechando esse parêntese e voltando aos horários, já temos uma certa predefinição estipulada. Devido ao calor intenso no Catar ao longo dos meses do meio do ano, que chegam até 50ºC, a Copa do Mundo será realizada em novembro e dezembro do próximo ano e, de certa forma, isso também influenciou na distribuição da carga horária.

Os jogos da fase de grupos - aquela primeira etapa onde conhecemos de fato equipe por equipe em jogos por vezes bem estratégicos -  estão acontecerão às 7h, 10h, 13h e 16h. Já nas oitavas e quartas de final, os duelos estão estipulados para acontecerem às 12h e 16h.

Uma semifinal de Copa do Mundo é um evento à parte dentro da competição e podemos explicar o porquê. Claro que uma final ou qualquer outro duelo em fase eliminatória tem sua importância e seu grau de tensão, mas nessa fase a ‘glória máxima’ está tão perto que às vezes não parece real. E uma derrota em tais circunstância não faz parte do vocabulário.

E para um jogo de tamanha magnitude, o comitê organizador do mundial pensou em um horário que contemplasse a maior parte dos telespectadores no local e em todo mundo – para nós brasileiros até ficou bom – e definiu que os duelos das semifinais serão às 16h. Já a disputa de terceiro lugar será realizada às 12h.

O maior e mais importante confronto da Copa do Mundo 2022 terá um horário preciso e democrático. Se uma semifinal tem um peso e uma abrangência enorme, o que dizer de um duelo decisivo e que vale taça? 

Para nós brasileiros, detentores de 5 copas do mundo, estar em uma final é uma sensação inexplicável, não é mesmo? É tão importante que se torna quase um feriado nacional. São os 90 minutos mais intensos do ano.

Levando em conta esse tipo de fanatismo pelo futebol, os responsáveis por toda a organização da copa decidiram em reunião que grande final será às 12h (horário de Brasília). Mesmo com fuso horário diversificado em diversas partes do mundo, o horário prevê uma audiência extremamente considerável. Realmente espera-se um verdadeiro espetáculo.